Massagem: Cura e Tranquilidade

 

No mundo conturbado em que vivemos sempre estamos em busca de tranqüilidade. Mas como encontrá-la? São contas que chegam pelo correio, congestionamentos para ir ao trabalho, violências que nos assombram e empregos que se perdem. Além disso, há a solidão mesmo tendo alguém ao nosso lado.


Porém, tentamos encontrar a todo custo essa tranqüilidade. Compramos uma roupa nova para aliviar a angústia, comemos mais para vencer a ansiedade ou tornamo-nos agressivos para chamar a atenção de quem não nos ouve.


A falta de amor ou de dinheiro, dificuldade com os filhos, insatisfação profissional sempre trazem conseqüências negativas para o nosso organismo e psique. Entretanto, quando estamos equilibrados, conseguimos ver essas dificuldades como batalhas a serem vencidas.


Mas afinal, aonde se escondeu essa tranqüilidade? Aquela que nos traz harmonia, felicidade, sucesso e tantas emoções que nos fazem bem. Por incrível que pareça, custamos a acreditar que está dentro de nós mesmos. Desequilíbrios como esses fazem com que tentemos procurá-la em algum lugar que não conhecemos e, por isso mesmo, não a encontramos.


Quando entramos em contato com nosso interior, procurando entender o "por que" de nossas patologias tentamos, a partir daí, mudar um "modus operandi" que não nos faz bem. Começamos a caminhar para mais perto do que chamamos de tranqüilidade, a paz interna.


A filosofia oriental há milhares de anos observa estes aspectos da vida e os utiliza na medicina oriental. Além dos tratamentos específicos para diversas patologias, essa medicina também é utilizada como um excelente co-adjuvante nos tratamentos da medicina tradicional.


Nossas patologias sejam elas psíquicas ou físicas são respostas do nosso corpo para determinadas situações que passamos ou estamos passando. Elas representam um obstáculo a ser superado ou um "grito" para que olhemos para nós mesmos.


Muitas vezes podemos ter dificuldade para entender o motivo de uma depressão ou de uma mania, ou de estarmos ansiosos ou angustiados e até mesmo porque fomos acometidos por certas patologias. Essas doenças podem ser muitas como, artrite, artrose, enxaqueca, depressão, insônia, lombalgia, ciatalgia e muitas outras. Pois saibam, cada uma delas tem um significado importante que pode ser entendido, trabalhado e minimizado.


Na medicina oriental trabalha-se o todo do indivíduo, isto é, somos vistos de forma holística, uma integração de corpo, mente e energia, como assim somos: ENERGIA.


O Shiatsu é uma das técnicas da medicina oriental que tem milhares de anos e é utilizado para trazer esta tranqüilidade (equilíbrio) de que falamos até agora, além de ser usado no tratamento de diversas patologias. Também conhecido como massagem dos órgãos é a massagem mais profunda que existe. Além de atuar na musculatura e eliminar as tensões que existem naturalmente, ela atua também sobre os órgãos.


Cada órgão corresponde a uma função física e a uma função emocional/energética, o que os chineses chamariam de "Zang Fu", ou seja, uma emoção específica está ligada a cada órgão. Logo, se estamos com problema em um órgão, também estamos com desequilíbrio na emoção deste órgão. O contrário também pode acontecer se estamos com problemas emocionais podemos afetar uma parte de nosso corpo.


Se cada um de nós buscássemos nos conhecer, nos equilibrar, ter mais harmonia, certamente teríamos lares mais felizes, empresas com mais rendimento, casais mais realizados, jovens mais seguros e um mundo melhor.


Os benefícios do Shiatsu são inúmeros. Podem auxiliar a medicina ocidental na melhora dos efeitos colaterais de alguns tratamentos, bem como, ser o próprio tratamento de algumas patologias.


Benefícios

  •  

      · Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos, proporcionando menos inchaço nos membros inferiores

      · Produz relaxamento e alívio do estresse, gerando melhor qualidade de vida

      · Ajuda a manter a saúde, previne doenças e, como conseqüência, proporciona maior sobrevida

      · Auxilia no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, torcicolo, nervo ciático, e outros.

      · Retarda o envelhecimento

      · Melhora a concentração mental.


Por: Cláudia Furlaneto Janino - SITE DA AMBA